terça-feira, 22 de novembro de 2011

Regulamentado parcelamento de débitos do Simples

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) estabeleceu as normas gerais para o parcelamento de débitos tributários de micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual.

Pela resolução CGSN nº 92, publicada hoje, as dívidas poderão ser pagas em até 60 vezes, com correção pela taxa Selic.

O contribuinte terá desconto de 40% na multa de ofício se pedir o parcelamento em até trinta dias do lançamento da dívida ou de 20% caso o requerimento seja feito trinta dias após a notificação da decisão administrativa de primeira instância.

"É uma oportunidade para as empresas regularizarem sua situação agora, já que a Receita deu sinais de que não abrirá os programas de parcelamentos de forma constante", afirma o advogado Pedro Guilherme Casquet, do Levy & Salomão Advogados. De acordo com o Sebrae, cerca de 500 mil empresas inadimplentes com os fiscos federal, estadual e municipal.

O valor mínimo das parcelas será de R$ 500 para as micro e pequenas empresas que têm débitos federais inscritos ou não em dívida ativa.

Os Estados e os município ainda deverão estabelecer a parcela mínima de débitos de ICMS e ISS.

As empresas que não pagarem três prestações ou deixarem um saldo devedor depois da data de vencimento da última parcela poderão ser excluídas do programa. Segundo a resolução, será considerado inadimplente o contribuinte que pagar apenas parte da parcela.

Fonte: Valor Econômico.

Nenhum comentário: